12.1.10

Um novo lar?

Ao longo dos tempos a curiosidade humana fez alguns de nós olhar o que nos rodeia e procurar perceber o que eram, de que eram feitos, como se comportavam. Enquanto uns fixaram a sua atenção nos animais, nas plantas, outros fixaram o céu e procuraram ver mais além. Perceberam que as pequenas luzes fixas, ou nem tanto, no céu eram outros mundos, mundos onde sempre se fantasiou a existência de seres estranhos. Humanóides com 3 pernas, 6 olhos e 4 braços, deuses benevolentes ou tiranos, de acordo com o gosto de cada um ou a vontade de provocar inquietação.
Em pleno séc. XXI os cientistas mantêm essa atitude inquieta de querer ver mais além. Nos últimos tempos tem sido revelada a descoberta de novos exoplanetas (planetas fora do sistema solar) a um ritmo muito interessante.

Esta semana foi anunciada a descoberta do segundo exoplaneta mais pequeno encontrado até hoje, com apenas 4 vezes a massa da Terra e que orbita o seu "Sol" dentro da faixa considerada como habitável por vida idêntica à da Terra. Com uma órbita de apenas 4 dias e a uma distância de 80 anos luz, o planeta HD156668b pode ser um longínquo refúgio de vida.
O exoplaneta mais pequeno tem apenas 2 vezes a massa da Terra, mas tem uma órbita muito próxima da sua estrela.
Outros se seguirão, mais pequenos, com órbitas maiores e, eventualmente, mais próximos da nossa casa.
Será que estamos a descobrir um novo lar para a humanidade?


Imagem: Publico Online 21/01/2010

Sem comentários: