30.4.10

Wine Marketing 10


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Ontem (29 de Abril) o IPAM organizou a conferência WINE MARKETING 2010 no convento de S. Bento da Vitória no Porto.

O primeiro orador, Pedro Barbosa apresentou um conjunto de tendências para os próximos anos das quais destacaria a procura da felicidade, o fortalecimento de relações de amizade, o regresso àquilo que é básico, natural. Um último destaque para a procura por experiências sensoriais e pelos prazeres gastronómicos, mas sempre com preocupações alimentares.
Foi um conjunto de tendências não directamente relacionadas com o mundo dos vinhos, mas que poderá permitir o desenvolvimento de algumas ideias interessantes.

A segunda oradora, Evelyne Resnick, uma conceituada consultora francesa de marketing no sector dos vinhos, que publicou recentemente o livro Wine Brands preparou uma intervenção centrada na importância dos novos canais de comunicação para a promoção de vinho.
A Internet é obviamente demasiado importante para ficar esquecida numa qualquer estratégia de comunicação. O segredo está na forma como se utiliza a Internet para comunicar.
Um dos erros mais comuns é procurar vender mais produto sem haver uma preocupação com o desenvolvimento de reconhecimento de marca. No mercado estão presentes tantos vinhos, de tantas origens, que é quase impossível um consumidor seleccionar um vinho pelas suas características. Os produtores deverão sim procurar criar marcas fortes, que o consumidor reconheça. Este é um processo que permite facilitar a decisão do consumidor. E como se cria essa relação de reconhecimento, de fidelidade à nossa marca?
Algumas ideias: desenvolver press-releases e informação dirigida exclusivamente a jornalistas; estabelecer parcerias com blogs da especialidade para escreverem acerca dos nossos vinhos, apresentação de receitas culinárias para acompanhamento de um determinado vinho; desenvolver uma campanha de publicidade online (que habitualmente apresentam um retorno do investimento bastante interessante); permitir o comentário, o testemunho ou dúvidas dos consumidores no site ou blog da empresa; desenvolver um conjunto de ferramentas como o podcasting de videos apresentando o dia-a-dia da adega, por exemplo.
O objectivo final é gerar comunidade, gerar relações entre consumidores e a marca. É o mais importante!

O último orador, John Gillespie fundador da Wine Colleagues em Napa Valley apresentou-nos um conjunto de dados importantes acerca do mercado de vinho dos EUA, o 2.º mercado mundial em volume (logo a seguira à França), mas de longe o maior mercado mundial em valor.
Os estudos de mercado desenvolvidos revelam que o consumo de vinho tem vindo a aumentar continuadamente, mesmo em ambiente de crise económica.
Do ponto de vista do consumo por segmento de mercado, regista-se uma tendência crescente para o consumo de vinho pelos membros da Geração X (actualmente com 35 a 45 anos) e Millenials (entre os 20 e 34 anos). O consumo junto destas gerações é crescente em volume e na frequência de consumo, com indistinção entre homens e mulheres.
O estudo apresentado revelou ainda alguns factores que o consumidor considera importantes:
  • O consumidor dá cada vez mais importância à descoberta de vinhos novos, provenientes de regiões desconhecidas, experiência;
  • Será muito importante o desenvolvimento de redes sociais e blogs;
  • A descoberta de bons vinhos a preços inferiores a $10 também foi considerada importante.
Não posso deixar de comentar a opinião de John Gillespie acerca dos vinhos Portugueses que considerou excelentes e perfeitamente adequados ao mercado Norte Americano. Para este consultor o que falta aos vinhos portugueses para serem bem sucedidos nos EUA é estarem presentes no mercado, mostrarem-se em provas de vinho.

Temos tudo para ser bem sucedidos, precisamos apenas de sair da nossa zona de conforto e mostrar o que valemos.






Yesterday (April, 29) IPAM, an important Portuguese Marketing School promoted the WINE MARKETING 2010 conference at S. Bento da Vitória Convent in Porto.

The first speaker, Pedro Barbosa presented a set of trends for the coming years which highlight the pursuit of happiness, the strengthening of friendly relations, the return to what's basics, to natural. A final highlight for the seeking of sensory experiences and the gastronomic pleasures, but always with dietary concerns.
It was a set of trends that are not directly related to the world of wines, but may allow the development of some interesting ideas.

The second speaker, Evelyne Resnick, a renowned French marketing consultant in the wine sector, which recently published the book Wine Brands has prepared an intervention focused on the importance of new media channels for the promotion of wine.
The Internet is obviously too important to be overlooked in any communication strategy. The secret is in how you use it.
One of the most common mistakes is to try to sell more product without having a concern with the development of brand recognition. There are so many wines at market, that is almost impossible for consumers to select a wine only by its characteristics. Producers should rather seek to build strong brands that consumers recognize. This is a process that makes easier the consumer's decision. And how to build that relationship that creates recognition, loyalty to our brand?
Some ideas: developing press releases and data exclusively for journalists; establish partnerships with wine blogs to write about our products or brand, to present recipes to follow a particular wine; developing an online advertising campaign (which usually have a quite interesting ROI); and allowing comment, testimony or questions from consumers on the site or company blog; developing a set of tools such as podcasting videos showing the winery day-to-day, for instance.
The ultimate goal is to build community, relationships between consumers and the brand. It is most important!

The final speaker, John Gillespie founder of Wine Colleagues in Napa Valley has produced a set of important data about the U.S. wine market, the 2.º global market in volume (after France), but by far the largest world market in value.
Market studies show that the wine consumption has been increasing steadily, even in an environment of economic crisis.
From the standpoint of consumption by market segment, there is a growing trend towards wine consumption by members of Generation X (currently 35 to 45 years) and Millennials (ages 20 to 34 years). The consumption on these particular segments is growing in volume and frequency, indistinctly between men and women.
The present study also revealed some factors which customers consider important:

  • The consumer is increasingly giving importance to the discovery of new wines, from unknown regions. There is a trend in new wine experiences;
  • Is very important to develop social networks and blogs;
  • The discovery of good wines at prices below $10 was also considered important.

On the opinion of John Gillespie the secret to success in the US is being present in the market, showing up in the wine tasting events without any kind of concerns. Just show up!

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