22.11.10

cortegaça.pt

Em Novembro de 2010 a agitato inaugurou um importante projecto desenvolvido ao longo de largos meses (ideia, conceito, estruturação, desenho e programação) que marca um ponto de viragem na forma como algumas vilas, cidades ou regiões portuguesas podem comunicar.
O portal cortegaça.pt é um projecto desenvolvido com o objectivo de melhorar a comunicação da Vila de Cortegaça, comunicação interna (para os seus habitantes ou naturais de Cortegaça, os "Primos de Cortegaça", como com orgulho gostam de ser tratados) e comunicação externa (visitantes e turistas em viagem para Cortegaça).

A forma como as Vilas e Cidades portuguesas comunicam é, salvo honrosas excepções, má. São projectos desenvolvidos ou internamente (nas juntas de freguesia e câmaras municipais) ou pagos, a peso de ouro, a empresas de construção de websites que, na grande parte dos casos ou contratam uma avença mensal para serviços de manutenção ou deixam os sites entregues à disponibilidade de recursos das autarquias, obrigando-os a um estado de "raquitismo" de desenvolvimento.

O que a agitato propôs à junta de freguesia de Cortegaça foi o desenvolvimento de um site bem estruturado, bem organizado, com ligações a redes sociais, potenciando ainda mais a relação com a sociedade, um site que se mantivesse activo, actualizado e interessante para os públicos-alvo definidos. E isto tudo a um preço muito, mas mesmo muito reduzido.

Claro que para que este projecto seja bem sucedido e sobreviva é necessário haver, primeiro o envolvimento das colectividades locais no sentido de usarem o site como importante veículo de informação que é, e depois das empresas, apoiando os projectos locais como forma de desenvolvimento da sua imagem de responsabilidade social, ou utilizando espaços para inserção de anúncios comerciais aos seus produtos ou serviços.

Quero finalmente deixar-lhe aqui um convite para uma análise e comentário ao site.

Sem comentários: