11.11.11

Atenção e comércio online

Num recente e interessante post de Seth Godin ele escreve acerca da escassez de meios vs escassez de atenção. Antigamente para chegarmos junto dos nossos clientes tínhamos de estar onde estava toda a gente, na mesma feira, na mesma rua, no canal de televisão que toda a gente via ou na estação de rádio que toda a gente ouvia.
Hoje podemos ter o nosso canal de televisão ou a nossa rádio, podemos prometer mundos e fundos, podemos ser o vendedor de meias e cuecas a berrar promoções a cada minuto que passa na romaria lá da terra. Já não importa quem berra mais alto ou quem está à altura dos olhos na prateleira do super-mercado. O que conta é a relação criada com o nosso público.
Ainda assim é preciso existir, estar presente nalgum lado. É preciso saber para onde é que estamos a chamar a atenção.
O comércio online já não é novidade nenhuma, e muitas são as empresas que se aventuram numa plataforma de comércio virtual.
Deixo aqui quatro soluções diferentes para construção de uma loja virtual:
. Virtuemart para Joomla! - uma solução sem custos mensais, mas muito exigente do ponto de vista de personalização. Exigente, mas muito flexível. Pode ser necessário adquirir um largo conjunto de extras e tem de ser instalada em Joomla!, um software gratuito para construção e gestão de sites.
. Shopify - uma excelente solução para quem não domina programação, nem tem um bom orçamento para investir na construção de uma loja totalmente personalizada. Disponível em diferentes "pacotes" de serviço, tem um custo mensal fixo e uma comissão por cada transação efetuada.
. Big Cartel - uma solução para pequenas lojas, com limite no número de produtos. Tem um custo mensal fixo bastante mais baixo que o Shopify e não cobra uma comissão por transação efetuada.
. Vendder - é uma solução de uma empresa portuguesa e poderá ser colocada entre a solução Shopify e a solução Big Cartel. Tem limite de produtos e um custo mensal fixo mais baixo que o Shopify. Também não cobra comissão por transação.

Qualquer uma das soluções permite personalização da loja, podendo modificar a estrutura da loja, as cores, as fontes, a forma como aparecem os produtos, os menus, etc. Tudo depende daquilo que pretende fazer. Até hoje só não trabalhei com Vendder, mas depois de uma análise mais aprofundada da solução parece funcionar de forma muito idêntica ao Shopify e Big Cartel, com duas importantes vantagens: a empresa é portuguesa e tem solução para loja multilingue.

Neste momento estou a finalizar uma loja com solução Virtuemart que será inaugurada durante a próxima semana. É a loja virtual da Officelan, uma empresa portuguesa especializada em serviços e produtos para redes wireless.
Esta semana foi inaugurada uma loja construída em plataforma Big Cartel que me deu um enorme gozo, Choose Your Own Head, a loja da Sílvia Silva que há uns dois anos, em conjunto com a Sandra Gouveia, me havia colocado o desafio de construir a Loja de Estar, um projeto entretanto encerrado e que tinha sido totalmente construído em Shopify.

As soluções são diversas. Decida o que quer, como quer e chame a atenção para os seus produtos.

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