6.10.11

Steve Jobs, o senhor simplicidade

Não sei se terá havido alguém que, nos últimos 35 anos, tenha influenciado tanto a forma como nos relacionamos com a tecnologia como Steve Jobs. Mas quem foi Steve Jobs? Steve Jobs foi um simplificador. Foi um simplificador quando desenvolveu um interface gráfico para o seu Lisa (1983) tornando-o o primeiro computador com ícones, janelas e um cursor controlado por um rato; ou quando no desenvolvimento do iMac integrou o computador e o monitor na mesma "unidade"; ou quando percebeu o que deveria realmente ser um dispositivo leitor de mp3 com o seu iPod; ou quando foi capaz de desenvolver um smartphone ou um tablet computer que pudessem ser usados por qualquer pessoa.
Lembro-me a tremenda surpresa que tive quando recebi à porta, desembalei, liguei à corrente e fiz on no meu primeiro iMac. Ficámos com um computador disponível para trabalhar em menos de 5 minutos. Que simples!
Se me perguntassem o que representa para mim Steve Jobs, certamente responderia: simplicidade.

Apple I (1976)
O primeiro produto da Apple foi um computador para engenheiros, produzido em pequeno número. Steve Jobs foi o responsável pelo financiamento e marketing. O desenho ficou a cargo de Steve Wozniak, o outro fundador da empresa.

Apple II (1977)
Um dos primeiros computadores pessoais bem sucedidos, o Apple II foi desenhado para o mercado de massas. Ainda foi um produto desenhado essencialmente por Wozniak e manteve-se no mercado até 1993.

Lisa (1983)
Depois de uma visita ao centro de pesquisa da Xerox em Palo Alto, Steve Jobs começou a trabalhar no primeiro computador comercial com uma interface gráfica, ícones, janelas e um cursor controlado por um rato. Foi a fundação dos interfaces gráficos que os computadores utilizam atualmente. O Lisa era, no entanto, demasiado caro e não teve sucesso comercial.
Macintosh (1984)
Tal como o Lisa, o Macintosh tinha uma interface gráfica. Era mais barato e mais rápido e tinha uma importante campanha de comunicação associada. Os utilizadores rapidamente perceberam quão útil era a interface gráfica para o desenvolvimento de trabalhos de design. Nasceu aqui a duradoura relação entre os designers e a Apple.
NeXT Computer (1989)
Depois de ter sido despedido da empresa que fundara, Steve Jobs iniciou uma empresa que criou um poderoso computador, o NeXT. Apesar de nunca ter sido um sucesso de vendas esteve na base  de grandes evoluções: o primeiro browser de Internet foi criado num destes computadores. O seu software é ainda a base dos sistemas operativos dos atuais Macintosh e iPhone.
iMac (1998)
Por altura do seu regresso (1996) a Apple vivia uma profunda crise. A introdução do iMac marcaria um momento de viragem. Incrivelmente bem desenhado - acerca do iMac Steve Jobs disse que "a parte de trás do iMac é mais bonita que a parte da frente de qualquer outro computador" - integrava na mesma "bolha" de plástico azul o monitor e o computador. Fácil de instalar acompanhou o crescimento da utilização de computadores em casa e o aparecimento da Internet.

iPod (2001)
Não foi o primeiro leitor digital de música, mas foi o primeiro bem sucedido. Foi o primeiro passo para posteriores sucessos da empresa no mundo dos gadgets eletrónicos.
iTunes (2003)
Antes do iTunes era uma dor de cabeça comprar música digital, tornando a pirataria a melhor solução. A loja simplificou o processo e juntou músicas de todas as principais editoras. Em 2008 tornou-se o maior retalhista de música dos EUA.
iPhone (2007)
O iPhone fez pelo telefone portátil o que o Macintosh tinha feito pelo computador pessoal - fez com que fosse simples a utilização de todo o poder de um smartphone. Hoje em dia a Apple é o mais rentável produtor mundial de telefones e o iPhone é uma influencia evidente em todos os smartphones.
iPad (2010)
Dúzias de empresas, incluindo a Apple, criaram tablets antes do iPad, mas nenhum singrou. O iPad conseguiu criar uma nova categoria de computador praticamente por si só.

Sem comentários: