9.12.11

O desenvolvimento de sites, a informática e Lego

A minha formação de base é em engenharia e gestão industrial, mais tarde estudei marketing e gestão de marcas, mas isto pouco interessa num mundo em que a capacidade de adaptação e de aprender é o que realmente conta.
Há anos meti na cabeça que tinha de aprender a construir sites. Tinha cada vez mais solicitações dos meus clientes e não estava assim muito agradado com os serviços que subcontratava... e fui trabalhar. Não sei se aprendi, mas gostei muito de perceber que construir um site não é muito diferente de brincar com Lego. É preciso saber que peça encaixa onde e é preciso saber combinar os vermelhos com os pretos, os azuis ou os verdes.
Hoje em dia o desenvolvimento de um site é bem mais um trabalho de construção e organização de conteúdos do que um trabalho informático. Existe um largo conjunto de diferentes soluções que nos permitem construir a plataforma de gestão de conteúdos ou de comércio online que desejamos.
Podemos precisar de um programador para uma solução específica? Claro que podemos. Também nunca construí as minhas peças de Lego.
Há uns tempos um amigo de um amigo que tem uma importante empresa de informática, na gestão, configuração e assistência de redes contactou-me para os ajudar a desenvolver a sua loja online. Para mim foi uma grande surpresa. Inocentemente pensei: "então uma empresa com uma equipa de excelentes engenheiros informáticos quer que alguém que brinca com Lego os ajude a desenvolver sites?!"
Claro, é que os engenheiros informáticos sabem construir as peças, mas não têm necessariamente de as saber juntar, nem têm sequer de se preocupar com isso.
O trabalho foi feito (continua a ser feito), a loja está online, já foram detetados alguns bugs que estão a ser resolvidos e outros projetos em parceria estão a ser já preparados.
Obrigado João pela confiança e pela lição de gestão.

Sem comentários: