10.5.10

os problemas da dívida

Infelizmente este não é um tema que me seja desconhecido. Não querendo procurar razões alheias à minha própria capacidade de tomar decisões, partilho da grande maioria das ideias assentes neste post e neste outro. De facto, aquilo que nos ensinam nas licenciaturas de gestão (ou com forte componente de gestão, como foi o meu caso) acerca da utilização da dívida (recurso ao crédito), para aquisição dos bens ou realização dos projectos, antecipando a capacidade financeira necessária para a sua concretização, são um mito! Um mito que leva as classes médias de sociedades, como a portuguesa, a entrarem em situações de ruptura. Ruptura tantas vezes não só financeira, mas também familiar, emocional, degradando profundamente as relações de sociedade.

Leiam os dois posts. Estão em Inglês, mas são de leitura fácil e podem ajudar a explicar os problemas graves que a nossa economia está a enfrentar. Eu já aprendi uma lição muito importante!

Duas citações para abrir o apetite:

"Os ricos mandam sobre os pobres, e os devedores são escravos dos que emprestam", versículo 22:7, sim da Bíblia.
 "Não existe um atalho para um sítio onde valha a pena ir", Beverly Sills.

As soluções dependem essencialmente de nós. ;)

1 comentário:

Unknown disse...

Ora aí está! Contudo...como em muita coisa neste mundo...nem todos foram enganados! E muitos foram enganados porque quiseram ser! :)