13.4.12

Então, mas isto não é terrorismo? :(

Acabei de ver um vídeo que, sinceramente não sou capaz de qualificar. Talvez o guarde entre o terrorismo e a comédia de gosto duvidoso. De qualquer das formas considero inqualificável a atitude de alguém se esconder atrás de uma máscara e distribuir ameaças contra pessoas de quem, obviamente, podemos discordar e até considerar idiotas, burros, estúpidos, seja lá o que for. As ideias, os projectos, o nosso trabalho tem de ser defendido cara a cara e no lugar próprio. A liberdade não é um lugar onde todos fazemos ou dizemos o que queremos. A liberdade é um lugar onde todos podemos crescer respeitando o crescimento daqueles que estão à nossa volta, sendo que 'à nossa volta' estão todos e 'todos' significa tudo.
Se há alguém que não respeita a vontade de crescer de uma comunidade é necessário mostrar-lhe argumentos para que possa mudar de opinião. Se não muda, não é porque é burro, casmurro ou estúpido, é porque não estamos a saber comunicar o que queremos fazer.
Sinceramente, como defensor da importância da comunidade no desenvolvimento de uma sociedade mais equilibrada, gostava muito que o grupo de pessoas que está a intervir na Fontinha repudiasse veementemente este vídeo. É fundamental! Ou então compram uma guerrinha que não os vai levar a lugar nenhum.
Quanto ao vídeo, recuso-me a publicá-lo aqui, mas podem vê-lo por aí.

4 comentários:

SofiAlgarvia disse...

Estava com curiosidade em vêr os teus posts, Pedro... e que boa surpresa!

A máscara representa a insegurança e a falta de carácter e de convicção de quem não sabe bem se acredita no que defende, ou se defende o que acredita.
Não nos ajuda, como povo, como comunidade... é pena que as usem e que não entendam o que está mal.
(desconheço o vídeo, falo apenas do assunto como defensora de ideias limpas e claras!)

Sílvia Silva disse...

Não sei ria ou se chore...
Já agora: http://www.universalsubtitles.org/pt/videos/crlzzz9Lxi1B/info/escola-da-fontinha-mini-documentario/

Pedro Maia disse...

Olá Sofia!
Ainda bem que gostaste. :)
Eu segui o conselho da Sílvia e em vez de fazer um post no facebook escrevi um post ligeiramente mais completo no blog. Acho que foi uma óptima opção. :)
Sílvia vi o vídeo. O caminho é por aí: procurar apoio, juntar a população, procurar mudar consciências. Mas sei (tão bem que sei disto!) que quem tenta promover mudanças localmente pode deparar-se com decisões políticas que nos parecem absurdas e nos deixam revoltados. Temos de ser capazes de dirigir essa 'revolta' para mais trabalho, mais consciencialização e nunca para ameaças, isso é que não. Gostava muito que o pessoal da Fontinha não se associasse a esses idiotas mascarados.

ummjackels disse...

Titanium Resin - titanium sheet - T-Tech GFX
TITANA GFX-SIN TITAN. ford titanium ecosport Titanium Resin. TITANA TITAN. TITANA LIGA sugarboo extra long digital titanium styler TITAN. TITANA. TITANA LIGA TITAN. TITANA LIGA LIGA TITAN. TITANA LIGA LIGA TITAN. TITANA LIGA LIGA LIGA LIGA titanium paint color LIGA LIGA LIGA LIGA. TITANA titanium mokume gane LIGA LIGA titanium chopsticks