7.6.10

a importância de conhecer

Na minha recente viagem a Istambul chegada a hora de iniciar as despedidas à cidade, entrei num dos vários modernos e cosmopolitas cafés da Istiklal Cadesi para tomar um chá.
Sorte, grande sorte a minha, pois ao meu lado estava sentado um amigo Camaronês - Tanko - colaborador na NATO, muçulmano que visitava a cidade para a grande manifestação a favor do Povo Palestiniano. Feitas as apresentações, Cristiano Ronaldo, Etoo e José Mourinho na conversa, política, poderes militares, religião e Palestina.
Mas sorte das sortes, ao fim de alguns minutos juntou-se um dos mais proeminentes intelectuais islâmicos da actualidade, o Professor Rachid Benaïssa.
Num passeio Istiklal Cadesi acima até à Praça Taksim assisti a uma discussão apaixonada, compreendi muitos dos problemas existentes no Médio Oriente, fiquei a conhecer factos de discriminação cultural para com as diferentes comunidades islâmicas, dei a minha visão católica e portuguesa do que se passa.
Esta experiência enriqueceu muito a fundamentação das minhas opiniões acerca dos problemas políticos/religiosos a que assistimos. Convido-vos a procurarem fazer o mesmo, lerem opiniões, conhecer os factos, conhecer pessoas para que, cada um de nós, possa construir uma opinião fundamentada e ajudar a desenvolver, de forma activa, uma sociedade global mais livre, mais igualitária, mais respeitadora da diferença.

O Professor Rachid Benaïssa nasceu na Argélia e é essencialmente conhecido como ex oficial internacional da UNESCO (1978-2002), um importantíssimo cargo diplomático daquela organização. É um distinto intelectual muçulmano que influenciou gerações com as suas ideias e seminários desde os anos 60. Benaïssa apresentou mais de 200 conferências internacionais sobre diferentes temas, essencialmente educativos, culturais, religiosos e políticos. O Professor Benaïssa é um especialista em linguística que ainda lecciona na Universidade de Viena. Fala Berbere, Árabe, Francês, Inglês, Persa, Hebraico, Russo e Bósnio. Neste momento trabalha num dicionário de linguística acerca da origem árabe dos idiomas modernos.

1 comentário:

Sílvia Silva disse...

boa pedro! é deste tipo de "visões" que todos precisamos. pelos vistos as tuas viagens estão a ser muito enriquecedoras. ainda bem:)